Fascinante o último romance completo escrito em vida por RLS. Em "The Ebb-Tide" RLS escreveu todos os pontos importantes da história de Jack the Ripper mas de uma forma sublime, de modo a fazer uma história completamente diferente e que muito dificilmente fosse relacionada com a de Jack.
Em baixo cito partes da Introdução de "The Ebb-Tide" onde se faz uma pequena biografia sobre o seu autor, RLS. Em negrito (bold) estão as partes mais interessantes na minha opinião desta introdução. Percebe-se que RLS teve uma vida bastante boémia e desregrada, e que numa certa altura da sua vida começou a ficar afectado psicologicamente.
"Estava deitado em Vailima, na Polinésia, quando convocou facetas menos desvendadas do seu talento e começou a escrever "Weir of Hermiston"; quando, por entre hemoptises de uma velha tuberculose (que ao londo da vida tratou por Buildy Jack) inventou a história do juíz «enforcador» que talvez desse para um lugar alto na literatura do seu tempo. No nono capítulo morreu..."
"Duas gerações da sua família tinham projectado e construído faróis. (...) preparou-se psicológica e academicamente para seguir o mesmo caminho (frequentando a escola de engenheiros em Anstruthen) mas um dia obstinou-se e desistiu a favor de um curso de Direito; de uma outra vez voltou a obstinar-se e declarou que era escritor. Como se não bastasse, somou-lhe a rebeldia de enfrantar o calvinismo paterno e afirmar que era ateu. («Se eu pudesse prever o inferno que daí viria, julgo que teria mentido, como fiz em tantas outras vezes.»)"
"Houve nuvens negras. Houve tensões mais e menos graves, estendidas a anos de provocação e boémia..."
"Também cortejava mulheres. Conquistava-as..."
"A galanteria foi parte importante da sua natureza e é bastante estranho, também, que outro dos seus traços marcantes fosse o interesse por tudo quanto é feminino." (in Partial Portraits)
"«Casarmo-nos é ter de domesticar o Anjo du Juízo Final. Uma vez casados já nada é possível, nem mesmo o suicídio...»" (in Virginibus Puerisque)
"Pais calvinistas teriam de reagir mal a esta nora que saía, pelo divórcio civil, de um casamento com filhos."
"Thomas Stevenson teria sabido que aquela mulher levara o filho a destruir uma primeira versão de "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e de Mr. Hyde", e a escrever outra «menos pessoal»? A queimar o manuscrito de outro romance onde contava a história de uma prostituta?"
"Já em Outubro de 1885 (quer isto dizer Inglaterra e Bournemouth) ele lamentava numa carta a Henry James alguns antecedentes desta violação: «Em todos os lados me acusam de ser um escritor imoral; é deplorável. [...] Faltava-me esta consagração, que eu dispensaria de bom grado.» Fanny também reagia, hostil a uma tentativa de domínio que feria no centro o seu papel de esposa: «Não há história, poema, artigo, romance escritos pelo meu marido, que os seus amigos e conselheiros literários não condenem.»
"E o amor de Fanny, esse, empalidece, como quis confessar nos versos de um papel esquecido:
Mesmo agora, que o ano já findou,
Agora, que o amor morreu,
Morreu e se afastou,
Ouve-me, amada e querida,
Dá-me de novo a mão que me levou
E me guiou."
(in New Poems)
"O disparo (não da Buildy Jack vitoriosa mas de uma ruptura de aneurisma) deu-se a 3 de Dezembro de 1894, durante a tarde, pouco depois de ter escrito a última frase do inacabado "Weir of Hermiston". A cena lembra irresistivelmente as passagens do Dr. Jekyll a Mr. Hyde. Stevenson desceu à cave, para ir buscar uma garrafa de borgonha, e quando estava a abri-la na cozinha disse a Fanny: «Mas o que é isto? O que me está a acontecer? O meu rosto está a transformar-se noutro?» E caiu no chão, inanimado."
"Penosamente redigido durante quatro anos, "The Ebb-Tide"... A ajuda de Lloyd durou cerca de um ano, e em Maio de 1893 já podia ler-se numa carta de Stevenson a Sidney Colvin: «Sozinho, vou dando à manivela em "The Ebb-Tide". Mal escrevo um parágrafo paro, devo dizer-lhe; e assim fico a penar, até descobrir uma frase que se agarre à precedente. [...] Vou estando atolado neste "The Ebb-Tide" até mais não poder (como já agora sucede).» E meses depois: «Se não for tarde de mais, proponho que o nome de Lloyd Osbourne seja riscado do livro. [...] A segunda metade é só trabalho meu e acho desleal associar o nome do rapaz a obra tão infame.»"
Em breve escreverei sobre o primeiro capítulo de "The Ebb-Tide".
Os melhores cumprimentos
Leave a comment: